O Chiado e Bairro Alto
O Chiado e o Bairro Alto representam a Lisboa mais boêmia e alternativa. Alguns definem o Chiado como o Montmartre de Lisboa.
O Chiado é um bairro elegante e boêmio, conhecido como o “Montmartre” de Lisboa. O Chiado foi totalmente reconstruído depois do incêndio de 1988 e nele se destacam as ruas do Carmo, com as ruínas da igreja de mesmo nome, e a de Garret.
O Bairro Alto representa a Lisboa alternativa e é provavelmente o melhor lugar da cidade para escutar fados. Suas ruas estão cheias de grafites e roupas estendidas nos varais. Para chegar até o Bairro Alto você pode pegar a Rua Misericórdia.
A Praça Luís de Camões, um dos cenários da Revolução dos Cravos, marca o limite entre o Chiado e o Bairro Alto.
Chegar ao Chiado e ao Bairro Alto
Para chegar a esses bairros, o melhor é pegar o bonde 28, o elevador de Santa Justa ou o elevador da Glória, que está na Praça dos Restauradores.
Pegando o Elevador de Santa Justa podemos ver os quatro quarteirões de casas que se incendiaram em 25 de agosto de 1988.
Lugares interessantes
Ponto comum de encontro é o café A Brasileira, que tem na sua área externa, instalada em uma das suas mesas, uma escultura de bronze do poeta Fernando Pessoa.
Do Mirante de São Pedro de Alcântara podemos curtir esplêndidas vistas da Baixa, do Tejo e a colina do Castelo de São Jorge.
Você pode visitar essa zona de Lisboa com o free tour do Bairro Alto e Chiado.
Lugares próximos
Elevador de Santa Justa (898 m) Praça do Rossio (941 m) A Baixa (1 km) Praça do Comércio (1.2 km) Castelo de São Jorge (1.4 km)